O meio corporativo necessita de profissionais bem qualificados no que diz respeito à comunicação. A habilidade comunicativa eficaz é de extrema importância no atual mercado, que a cada dia torna-se mais competitivo. A facilidade de comunicação auxilia no trabalho em equipe, nas vendas, na delegação de atividades e na gestão de pessoas e processos.
Segundo pesquisas, 60% de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação.
A eficiência dos contatos profissionais depende especialmente da habilidade comunicativa do profissional em questão. Espera-se que esse tenha um perfil comunicativo específico e adequado ao perfil da empresa na qual trabalha.
Profissionais que buscam o aprimoramento da expressão verbal e não verbal e aplicam o conhecimento no dia-a-dia, encontram maior facilidade para manter uma fala fluente, organizada, convincente, clara e objetiva.
Não adianta dominar o assunto se não tiver o domínio do modo como se apresenta ao público. Isto significa que, se o indivíduo não tiver o controle da emoção e da expressão, da respiração, da postura, da fala e da voz, não conseguirá transmitir o conteúdo. Com isso, a performance comunicativa pode ficar comprometida. Muitas vezes as pessoas e as empresas perdem oportunidades e negócios por problemas de comunicação.